quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Pecado ... sua origem

Vida com proposito
ASSUNTO: PECADO


Os mandamentos da lei de Deus resumem-se em um só (Rm. 13. 8-10) AMAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS

Comentário: Deus fez os mandamentos não somente para serem obedecidos, mas para nossa própria proteção.

Quando não cumprimos as Leis de Deus – desobedecemos – pecamos
1 João 3.4 – o pecado quebra a Lei de Deus



• ESSÊNCIA DO PECADO: O pecado vem de um coração pecador (1 Samuel 16.6,7); (Mateus 15:7,8; Mateus 23.27,28)...
Deus sonda o coração do homem suas boas e más intenções.
Fazer boas ações não limpa o coração pecador.
• O QUE É PECADO? É recusar viver de acordo com o que é correto; é desobedecer a Deus; é ter conhecimento da verdade escritas na Palavra de Deus e veredar por outros caminhos; é não querer aliança com Deus, é romper a aliança que se tem com Ele
mesmo sabendo que Ele é Soberano sobre todas as coisas, o Senhor do universo, o salvador de vidas - homens sem temor a Deus e sem entendimento, frívolos e por escolha própria desviados de um caminho de paz eterna.



O pecado é: Luxúria, adultério, inveja, lascívia, precipitação, prostituição, julgamento, mentira, orgias, glutonaria, etc.


Na leitura do livro de Deuteronômio 32, veremos exemplo de um povo onde os corações deles eram maus nunca estabeleceram um relacionamento com Deus, mesmo recebendo tanto zêlo, bênçãos e proteção do Senhor, eram povos irreverentes e ingratos a DEUS.

• AS CONSEQUÊNCIAS DESTRUTIVAS DO PECADO:
O estado que descreve o coração pecaminoso
1. Quebra da Lei de Deus (1 João 3.4)


2. Espiritualmente morto (Ef. 2. 1,2)
3. Rebelião (Rm. 1. 18-21) recusa de viver as leis de Deus. Há respostas de Deus para os que são rebeldes em Rm. 2.8
4. (Tg. 4.17) – comete pecado aquela pessoa que pode fazer o bem e não faz.
A igreja precisa voltar ao primeiro amor, ser mais altruísta para não cometerem o que diz em Tiago 4.17 Egoísmo


O QUE O PECADO NÃO É
1. Não é um erro;
2. Não é uma doença;
3. Não é do diabo (procede do coração impuro do homem)
 Lc. 4 - Coração puro e genuíno de Jesus que foi tentado quarenta dias e quarenta noites para pecar contra Deus, mas seu coração era puro
 Gn. 4.1-7 - Coração pecaminoso de Caim.

O diabo tenta o homem ao pecado para ter direito sobre ele. É através do coração que o inimigo conseguindo ter acesso toma posse, legalidade na vida do homem e o acorrenta




v. 7 – Comentário: É nossa responsabilidade dominar o pecado, os desejos maus que vem na porta dos nossos corações. O pecado vem do próprio coração do homem, ele tem livre arbítrio e armas poderosas para lutar contra o mal.
Cumpre a nós vencermos as más idéias, as más intenções, os maus pensamentos que quando não rejeitados por nós mesmos, nos torna escravos e ativadores do que é mal.

TIAGO 4.7 - RESISTI AO DIABO E ELE FUGIRÁ DE VÓS O diabo é tentador, usa do pecado tentando-nos para cometê-lo e assim tornar-nos seus aliados e distantes de Deus, pois uma vez longe do Senhor Todo Poderoso somos presa fácil do maligno para cada vez mais pecar, fazer sua vontade e, conseqüentemente se afastar de Deus. Quando isto acontece, nos tornamos carnais e inimigos de Deus. Mas quando pelo espírito Santo do Senhor somos guiados por Ele, temos a tendência de seguir os passos de Jesus e ficarmos fortalecidos preparados para romper com as tentações vindas do maligno. Nosso coração fica puro porque o Senhor purificou, o pecado não mais terá domínio sobre nós (Rm. 6. 14).
Precisamos entregar nosso coração a Cristo, pois somente Ele pode nos libertar do pecado.


ROMANOS 6:22-23
MAS AGORA, LIBERTADOS DO PECADO, E FEITOS SERVOS DE DEUS, TENDES O VOSSO FRUTO PARA SANTIFICAÇÃO, E POR FIM A VIDA ETERNA.
PORQUE O SALÁRIO DO PECADO É A MORTE, MAS O DOM GRATUITO DE DEUS É A VIDA ETERNA, POR CRISTO JESUS NOSSO SENHOR.
ROMANOS 6.11 “ ASSIM TAMBÉM VÓS CONSIDERAI-VOS COMO MORTOS PARA O PECADO, MAS VIVOS PARA DEUS EM CRISTO JESUS NOSSO SENHOR.”

VAMOS CONHECER MAIS A RESPEITO DO NOSSO CORAÇÃO

Jeremias 17.9 – enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?



Vou citar aqui quatro áreas distintas do nosso coração
1. ÁREA CONHECIDA - Deus me conhece; eu me conheço e todos conhecem em mim.
2. ÁREA DESCONHECIDA - Só Deus conhece em minha vida, nenhuma outra pessoa conhece nem eu mesma.
3. ÁREA CEGA - Não consigo enxergar em mim mesma , mas Deus e os outros conseguem; podem ser virtudes ou defeitos.
4. ÁREA OCULTA - É a área dos traumas, medos, complexos, pecados; é a área que não estou disposta que as outras pessoas conheçam em mim. É uma área que só Deus e eu conhecemos.
Quero aqui esclarecer que um coração guiado pelo o Espírito de Deus, não é um coração dividido, ele se torna um único no Senhor, é o que a Palavra de Deus nos diz em 1 Cor. 6.17
“QUEM SE UNE COM O SENHOR SE TORNA, ESPIRITUALMENTE, UMA SÓ PESSOA COM ELE.”

Neste coração não é gerado nenhuma duvida, os traumas são tratados, as feridas são saradas; não se vivencia nele tormentos por idéias e planos elaborados pelo diabo. Deus o guarda e o reveste de poder colocando sobre ele um manto de proteção, estará sempre seguro, pois seu dono (O SENHOR) o garante.
Miss. Suely Duarte.

Veja e ouça na postagem seguinte a musica de: Adhemar de Campos “VIVOS PARA DEUS” e permita Deus entrar na tua vida e tornar teu coração puro nEle. Jesus te ama e quer cuidar de você..

Nenhum comentário:

Postar um comentário